CA acompanha medidas sobre pessoas em situação de rua

11.06.2020

A Comissão Arns se reuniu, dia 9 de junho, com a secretária de Assistência Social da cidade de São Paulo, Berenice Giannella, para conversar sobre a situação da população em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus. Participaram do encontro virtual Antonio Claudio Mariz, Laura Greenhalgh e Maria Victória Benevides. A comissão levou suas preocupações em relação às medidas necessárias para atender as demandas desses cidadãos menos favorecidos, como recursos para alimentação, higiene e hospedagem.

Bastante receptiva ao diálogo – que foi uma proposta do prefeito Bruno Covas, em encontro com o presidente da Comissão Arns, José Carlos Dias, no mês passado –, Berenice informou as principais ações de sua pasta relacionadas à pandemia. Ela contou que a prefeitura está lançando um edital dirigido a credenciamento de hotéis que ofereçam quartos para hospedar temporariamente pessoas sem teto.

Também está sendo ampliada a rede de abrigos, que deve abrir mais 680 vagas. Além disso, os CEUs da Penha e do Ipiranga estão sendo preparados para receber mulheres com crianças e estuda-se a possibilidade de acolher pessoas também nas dependências do antigo Clube Tietê.

A secretária acrescentou ainda que estão sendo instalados mais banheiros, pias e máquinas de lavar roupa em pontos públicos da cidade. Ressaltou ainda que a prefeitura está expandindo parcerias para fornecimento de cartões de alimentação e refeições gratuitas.

Nos próximos dias, a Comissão Arns estará alinhada com a secretaria de Assistência Social de São Paulo, acompanhando de perto as articulações e a realização das medidas anunciadas.

Foto: Folhapress