"A demarcação das terras indígenas e a proteção de seus povos é tarefa inescapável do Estado brasileiro e exige o compromisso, de boa-fé, de todos os Poderes da República." - Nota Pública da Comissão Arns

Nota Pública #32 - Sobre as tentativas de golpe do sr. Presidente da República

2 Abr 2021, 14:06 golpe.jpeg

Está claro para todos que o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, tenta dar um golpe, cujo último nome é “estado de sítio”, alimentando um clima de caos no Brasil e deixando o povo à mercê da pandemia de Covid-19.

Diante disso, nós, integrantes da Comissão Arns, queremos manifestar nossa profunda indignação pela irresponsabilidade do presidente da República na condução da pandemia – que já contabiliza cerca de 325 mil mortes desde o seu início –, bem como pela grave crise social que seu desgoverno está provocando.

Em relação ao problema político, por tantos atos e palavras do sr. Presidente visando o golpe, queremos manifestar o nosso firme repúdio. Ao mesmo tempo, expressamos nossa solidariedade às cidadãs e aos cidadãos deste país, à sociedade civil e às instituições brasileiras, que têm enfrentado e resistido com vigor aos ataques à democracia.

Entre essas, salientamos o Supremo Tribunal Federal, nossa garantia maior, o Congresso Nacional, os diversos partidos políticos, governos estaduais e municipais e as Forças Armadas, que estão rejeitando as tentativas do presidente da República de associá-las à sua busca antidemocrática de poder.

O golpe está sendo tentado, mas ninguém dá golpe sozinho.

São Paulo, 02 de abril de 2021

__

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns

Foto: Arquivo Nacional